A PARTIR DO DEZANOVE
O Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e a Transfobia assinala-se a 17 de Maio e, em Portugal, está a ganhar cada vez mais importância. Em 2010, o dezanove contabilizou apenas três iniciativas. No ano passado, chegou à dezena. Fica a par das iniciativas programadas para 2012. Em Coimbra será a vez da Marcha percorrer as ruas mais centrais da cidade.
1. MARCHA DE COIMBRA
Em Coimbra a Plataforma Anti-Transfobia e Homofobia (PATH) volta a levar avante a 3ª Marcha de Luta contra a Bifobia, Homofobia, Intersexofobia, Lesbofobia, Polifobia e Transfobia.
Programa:
17h: Concentração (Jardim do Mosteiro Santa Clara-a-Velha)
17h30: Saída (pela ponte de Santa Clara em direção à Portagem)
18h30: Leitura de Manifesto e Beijaço I (Rua Ferreira Borges)
19h30: Chegada e Beijaço II (Praça da República)
20h: Arraial no Jardim da Sereia (a confirmar)
23h: Festa Fora do Armário, com show de transformismo (Pop Fresh)
2. ROXO NO FACEBOOK
A proposta é simples. Usar o roxo como imagem de perfil no Facebook ao longo do dia para assinalar a luta contra a homofobia e a transfobia e em memória das pessoas que sofreram violência ou morreram por estas razões. Mais pormenores aqui.
3. LANÇAMENTO DO LIVRO “SABER AO CERTO”
A apresentação do livro “Saber ao Certo”, de Margarida Fonseca Santos, insere-se nas comemorações do Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia e Transfobia. Trata-se de um livro editado pela Editorial Estampa que, nas palavras da autora, fala do momento em que se assume a homossexualidade, e de tudo muda a partir daí – o que se reforça e se enfraquece, o que fica turvo e o que se clarifica, fala da solidão e dos reencontros, das dúvidas e das certezas. A apresentação será conduzida por Daniel Sampaio e ocorre dois dias antes, isto é, a 15 de Maio, às 18h30, no Centro de Estudos Sociais, no Picoas Plaza (Lisboa)
4. LANÇAMENTO DO LIVRO ‘DIA C – CASAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO’
Tendo como mote o dia 08 de Janeiro de 2010, data da aprovação no Parlamento da igualdade no acesso ao casamento, o ‘Dia C’ inclui textos de Fernanda Câncio, Helena Pinto, Heloísa Apolónia, Isabel Fiadeiro Advirta, Isabel Moreira, Margarida Lima de Faria, Miguel Vale de Almeida e Paulo Côrte-Real e ilustrações de Vasco Araújo. ‘Dia C – casamento entre pessoas do mesmo sexo’ é o volume inaugural daquela que é a primeira colecção portuguesa de estudos LGBT, a colecção «Fora do Armário», dirigida por Paulo Côrte-Real e publicada pela Editorial Estampa. O livro será apresentado por Rui Tavares na data em que se celebra o segundo aniversário do anúncio da promulgação da lei que veio garantir a possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal.
Local: Centro LGBT, Rua de São Lázaro, 88 em Lisboa. Hora: 18h30
5. ABRAÇOS GRÁTIS A ORIENTE
A rede ex aequo está a convidar as pessoas a vestirem-se de roxo e irem dar abraços enquanto distribuem brindes aos transeuntes da Praça do Oriente, em Lisboa, entre as 17h30 e 18h30. Este ano até é possível comprar uma t-shirt roxa por cinco euros, reserva-a através do e-mail geral@rea.pt.
6. PIQUENIQUE PARA TODAS AS FAMÍLIAS
O “piquenique para todas as famílias” organizado pelo grupo Famílias Arco-Íris da associação ILGA Portugal comemora duplamente o Dia Internacional das Famílias e o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia.
Para uma maior facilidade logística dos participantes o piquenique decorre no Sábado, 19 de Maio, a partir das 15 horas o Parque José Gomes Ferreira, localizado na Av. Gago Coutinho, (perto do aeroporto de Lisboa). Este parque será o palco de várias actividades e surpresas para as crianças. Como encontrar o grupo das Famílias Arco-Íris? Resposta: Procurar pelo moinho do arco-íris ou via 969 367 005 ou familias@ilga-portugal.pt.
7. TERTÚLIA “POLÍTICAS TRANS: QUAL O FUTURO?” COM CARLA ANTONELLI
Também no Sábado, 19 de Maio, em Lisboa, serão discutidas as políticas da transexualidade. O debate de ideias será enriquecido com a presença da activista dos direitos das pessoas LGBT e a primeira deputada transexual de Espanha, Carla Antonelli.
Centro LGBT, Rua de S. Lázaro, em Lisboa
8. PROJECTO MAIS IGUALDADE SENSIBILIZA A FIGUEIRA DA FOZ
Alunos da Escola Secundária C/ 3º CEB de Cristina Torres na Figueira da Foz compilaram informação sobre temas LGBT com especial incidência sobre a homofobia, transfobia e esclarecimento de estereótipos. Este grupo de alunos preparou folhetos informativos que serão distribuídos em suporte papel e um site especialmente desenhado para o efeito: http://www.wix.com/pmaisigualdade/igual
9. Conferência “O bullying enquanto manifestação de homofobia no meio escolar”
17 de Maio às 09:30, Auditório da Escola Secundária de Pedro Nunes, em Lisboa. Programa aqui.
Uma organização da CIG / Direcção Geral de Educação.
10. Conferência “Direitos Humanos das Pessoas LGBT: de Yogyakarta ao Porto”
A conferência, que irá envolver individualidades de vários sectores sociais, académicos e políticos, pretende divulgar em Portugal os Princípios de Yogyakarta, que concretizam a aplicação dos DireitosHumanos às pessoas LGBT, bem como debater a forma de os operacionalizar também a nível local, especificamente na cidade do Porto.
A Conferência realiza-se no Auditório 1 (entrada) da FPCEUP, das 14.00 às 17.30 e é uma iniciativa do projeto Porto Arco-Íris da Associação ILGA Portugal. Programa aqui.
(em actualização)
Fonte: Entidades promotoras
Deixe uma Resposta