Mais uma vez o grupo da AMPLOS- Porto reuniu-se no espaço cultural A CADEIRA DE VAN GOGH onde somos sempre muito bem recebidos e onde nos sentimos muito bem. Depois do encontro só de mães e pais (12), com três pessoas novas, que vieram partilhar as suas experiências, e em que os pais e mães que já se conhecem falaram dos seus desenvolvimentos familiares, falámos nas relações amorosas dos nossos filhos e filhas e de como nos posicionamos (racional e emocionalmente) em relação à sua intimidade e ao seu relacionamento amoroso (namoro) no espaço público e no espaço doméstico/ familiar, como forma de começarmos a pensar na temática que iria ser apresentada a seguir.
Tivémos então (após o intervalo do café) o momento de tertúlia aberta a todos com a participação do psicólogo Henrique Pereira autor do livro “Amor que se Faz Homem”.
Juntaram-se cerca de 25 pessoas, em círculo, entre mães e pais da AMPLOS (entretanto chegaram mais 3 mães e pais) e jovens, para ouvir a magnífica exposição do Henrique Pereira sobre os conteúdos do seu livro. Para além de descrever as especificidades dos relacionamentos entre homens que se amam, fez particularmente referência às expectativas formatadas por uma sociedade heterossexista e machista (com papeis de género pré-definidos em particular para os homens) e à importância do reconhecimento social destas relações amorosas (chamando a atenção para o problema da falta de modelos sociais que as norteiem) em particular do apoio familiar, como factores de equilíbrio destas relações. Sobre o papel da família, falou bastante da importância da educação baseada numa liberdade responsável, em que os pais confiem nas capacidades dos filhos e filhas sem lhes imporem as suas próprias expectativas, e de como adultos criados em ambientes com essas características são mais competentes para construir relações amorosas com qualidade. A tertúlia seguiu com intervenções dos pais e mães da AMPLOS sobre os seus casos pessoais tendo a conversa se aberto aos jovens que foram dando as suas perspectivas das suas relações com os seus pais.
Foi assim mais um grande encontro da AMPLOS!
Saímos mais ricos, mais informados e atentos.
Margarida Faria
Adorei a reunião, de ouvir o dr. Henrique Pereira e de ouvir todos os testemunhos, foi muito enriquecedor.
Nós também gostámos muito de a ter connosco. Um grande beijinho!